Base de conhecimento
Loja Mestre - Suporte > Help Desk - Loja Mestre > Base de conhecimento

Faça uma pergunta:




Instruções para Fotos dos Produtos

Solução

Seguem nossas recomendações para cadastramento de fotos dos produtos:

1) O nome da imagem de ser no máximo 30 caracteres, recomendamos que parte do nome do produto seja utilizada no nome da imagem. Isso ajuda no SEO (Search engine optimization ou Otimização para motores de busca > em síntese são técnicas que ajudam a melhorar o posicionamento do site em buscadores, como por exemplo o google).

2) O nome da imagem não deve conter espaços e acentos. Também não deve conter letras maiúsculas, apenas minúsculas. Ex: imagem001p.jpg, imagem002p.jpg, etc

3) Os tamanhos que recomendamos são: 250x250 pixels para imagens normais e 600x600 pixels nas imagens ampliadas.

IMPORTANTE > o nome do arquivo da imagem pequena deve ser diferente do nome da imagem grande (ex: produto01p.jpg e produto01g.jpg). Se ambas tiverem o mesmo nome (vai sempre aparecer a mesma), o sistema vai pegar sempre a que estiver na frente no banco de dados e não saberá diferenciar. Por isso. é importante que cada arquivo de foto tenha um nome diferente, ele nunca pode se repetir. Se repetir, vai aparecer a foto do produto A no produto B.

4) Recomendamos que cadastre imagem ampliada para todas as fotos normais. Ex: na "Foto 1 principal:" coloque o arquivo de 250px, e na "Foto 1 ampliada" coloque o arquivo de 600px. Repita o processo para
- "Foto 2 normal" use produto002p.jpg e na "Foto 2 ampliada" use produto002g.jpg
- "Foto 3 normal" use produto003p.jpg e na "Foto 3 ampliada" use produto003g.jpg
- "Foto 4 normal" use produto004p.jpg e na "Foto 4 ampliada" use produto004g.jpg

Observe que todos arquivos acima possuem nomes diferentes (número, e o "p" e o "g" no final do nome do arquivo), em letras minúsculas, sem espaços, sem cedilha, acentos ou algo do gênero. A foto normal tem que ter nome diferente da foto ampliada, mesmo tratando-se geralmente da mesma visualização do produto. Não pode ocorrer repetição de nomes de arquivos mesmo colocando 8 fotos (4 normais e 4 ampliadas), todos os 8 nomes de arquivos tem que ser únicos e esses nomes não podem se repetir em nenhum outro nome de arquivo de foto em qualquer produto na sua loja.

ATENÇÃO: Para que todas as fotos fiquem alinhadas na vitrine, TODAS as fotos colocadas na "Foto 1 principal:" devem ter mesma largura e altura (pricipalmente). Além disso, devem ser leves para que a loja fique rápida (recomendamos 10~20KB ou o menor possível desde que fique com boa visibilidade/definição/qualidade de imagem).

Redimensionamento Automático de Fotos - Como funciona?

Deixa a largura da foto com 250px e a altura da foto ele altera de forma proporcional a alteração sofrida na largura. Ex: Se a foto tinha 500px de largura por 1000px de altura, ocorreu redução de 50% na largura e altura. Resultado largura 250px e altura 500px, ou seja, se estiver fotos com altura diferente nas vitrines vai continuar desalinhado. Por isso deve seguir a instrução acima para que tudo fique alinhado. É uma questão física > deixe todas as fotos da posição "Foto 1 principal"  com a mesma altura. Para não distorcer as fotos, somente nas fotos que precisar, acrescente um fundo na foto na cor do fundo da loja (geralmente branco). Isso muitas vezes ajuda no processo de deixar todas as fotos destinadas a posição "Foto 1 principal" com a mesma altura.

Importante: Se for usar o Redimensionamento Automático de Fotos, primeiro habilita o redimensionamento automático, depois cadastra o produtos e fotos. Produtos já cadastrados antes de habilitar o redimensionamento automático, tem que entrar produto a produto e clicar no botão Atualizar que aparece no final da páfina de cadastro de produto para que o sistema passe a executar o redimensionamento automático no produto que foi cadastrado antes de habilitar o redimensionamento automático de foto.


5) O tamanho máximo do arquivo de imagem suportado é de 292kb. Então na foto ampliada você pode fazer maior que 600x600, entretanto sempre observe que o arquivo deve ter menos que 299.000bytes para o peso da imagem. Quando você clica com o botão da direita sobre o arquivo da foto e olha em "Propriedades", você observa que a contagem de bytes é maior que de kb. O windows mostra o tamanho do arquivo arredondado em kb. Então muitas vezes você acha que um arquivo com 299kb está ok. Porém, quando olha nas propriedades, ele tem mais de 300.000 bytes (se 1kb é = 1024bytes, assim, 299kb x 1024 = 306.176 bytes) e isso não pode. Deixe como máximo 292kb (ou seja 299.008bytes) que deve funcionar.

Os principais erros que aparecem no helpdesk são:
- 2 arquivos de foto (ou mais) que usam o mesmo nome
- O lojista não observou o descrito no tópico 5 (acima), ou seja, o arquivo da foto está com mais de 300.000bytes.
- O lojista esquece de cadastrar a foto ampliada e quer que o sistema amplie a foto
- O lojista deixa as primeiras fotos principais dos produtos com altura diferente e quer que a vitrine fique alinhada. Isso é fisicamente impossível!
- Se você fez tudo certo e a foto não aparece, e você está usando o programa Corel Draw para trabalhar as fotos, então leia o artigo > http://www.lojamestre.com/helpdesk/knowledgebase.php?article=22
 
Este artigo foi útil? sim / não
Detalhes do artigo
ID do Artigo: 3
Categoria: Produtos Cadastros e Estoques
Data de publicação: 10:14:26 16-08-2011
Visualizações: 990
Classificação (Votos): Classificações de artigo 4.6/5.0 (10)

 
« Voltar

Nosso horário de atendimento:Segunda à sexta: das 9h às 12h e 13:20 às 18h
Tickets abertos fora destes horários serão respondidos no próximo horário de atendimendo com prioridade.