Importante:

A base de conhecimento é uma coleção categorizada de respostas as perguntas mais frequentes (FAQ) e artigos. Você pode ler artigos nesta categoria ou selecionar uma sub-categoria em que esteja interessado.



 Regras de utilização do servidor de e-mails Boletim 28.06.2013

Solução

Curitiba, 28 de junho de 2013

Regras de utilização do servidor de e-mails



Caros clientes, temos investido e trabalhado muito na manutenção e melhoria do servidor que hospeda os domínios e possui o serviço de servidor de e-mails. Dos e-mails de seus dominios.
Temos conseguido manter o servidor estável, rápido e principalmente longe dos bloqueios por envio de SPAM.

Gostaríamos de explicar alguns pontos aos lojistas para jogar uma luz acerca do assunto SPAM, para que possam nos auxiliar e principalmente proceder da maneira correta.

Um e-mail é SPAM quando ele é um e-mail não solicitado pelo destinatário. O exemplo mais clássico são as propagandas ....
Bulk mail é o envio em massa de SPAM
Anti-SPAM são programas, plugins, listas compartilhadas que identificam se um e-mail é SPAM. Essa identificação evoluiu muito nos últimos anos. Vou citar alguns pontos que são avaliados para determinar se um e-mail é ou não é SPAM:

- IP do servidor de e-mail remetente não está listado em listas como SPAMCOP ou SPAMHAUS
- Domínio do remetente não está listado em listas como SPAMCOP ou SPAMHAUS
- Checagem de SPF do dominio remetente para validar se o IP que está enviando está autorizado a enviar e-mails.
- Conteúdo do e-mail, o uso de palavras, links imagens, tudo pode influenciar
- Assunto do e-mail, o uso de determinadas palavras pode automaticamente marcar o e-mail como SPAM
- Quantidade de e-mails enviados para um mesmo servidor. Se você envia muitos e-mails em um tempo curto (1 hora) para um mesmo servidor, por exemplo @terra, @hotmail, ... Você pode ser bloqueado automaticamente.

Newsletter só é válida quando o cliente se inscreve para receber seu e-mail. Mas mesmo assim um e-mail de newsletter pode ser considerado pelo programas anti-spam se violar as regras acima.

LIMITE DE ENVIO NO SERVIDOR DA LOJA MESTRE

Se permitirmos que um lojista utilize o servidor de e-mails da loja para envio de SPAM, ele pode prejudicar todos os demais lojistas.
Como isso ocorre? Simples, um lojista faz SPAM, os sistemas de anti-spam identificam o IP de onde vem o e-mail e também o IP do onde está hospedado o conteúdo do e-mail (caso de imagens). E incluem este IP em listas de anti-spam que são compartilhadas por milhóes de servidores. Se o nosso IP que é compartilhado entre vários lojistas foi incluído nas listas o envio de qualuqer e-mail, sendo ele propaganda ou não começa a ser barrado nos servidores dos destinatários.
Por isso insistimos e bloqueamos o uso do servidor para envio de SPAM.
Atualmente limitamos o envio de e-mails por hora de um domínio hospedado conosco para 300 e-mails por hora.
Uma vez atingido ou ultrapassado o limite, o domínio ficará suspenso por 2 horas, sem poder enviar ou receber e-mails.

PRECISO ENVIAR NEWSLETTER PARA CLIENTES COMO FAÇO?

Se comunicar com os clientes é necessário e é essencial. Não queremos lhe impedir de fazer isso, mas isso deve ser feito da maneira correta.
O ideal é enviar no máximo 1 comunicado por semana (newsletter). Se você tem vendedores que fazer o envio diário de promoções, você precisa ter um sistema de mail marketing externo.
Existem duas possibilidades que iremos explicar brevemente:

1) Envio 1 vez por semana de até 3000 e-mails: Utilize programas como Email Sender Deluxe ou Carteiro, estes programas lhe permitem programar o envio com pausas a cada quantidade enviada, por exemplo a cada 10 e-mails enviados pause 3 minutos, isso totalizaria 200 e-mails enviados em 1 hora. Dentro do limite do servidor da Loja Mestre. Ele faz isso automaticamente, uma vez configurado o programa ele fica enviado sozinho os e-mails.

2) Envios diários ou em grandes quantidades: recomendamos que seja contratado um serviço especifico só para envio de mail marketing. Existem dezenas de empresas nacionais que fazem isso. Se você quer algo mais em conta, recomendo os serviços internacionais como SMTPCorp / SMTP2GO ou SendGrid. Para quem não tem conhecimento técnico, recomendamos o uso das empresas nacionais que fazem desde a arte até o envio. Empresas internacionais são muito mais baratas mas será necessário que você faça tudo sozinho.

3) Recomendação PREVENTIVA - Para não correr risco com o domínio da sua loja (cair em blacklist ou ser tachado de SPAM), crie e utilize nas newsletters um email do tipo seudominionews.com.br ou newsseudominio.com.br.

Pois se ocorrer algum problema (ex: a empresa que você contratou infringiu as regras acima), o domínio, IP, emails da loja continuam funcionando normalmente.

Entretanto, alerto que mesmo usando um segundo domínio você provavelmente enviará propaganda de produtos com links da sua loja. Mesmo nestes casos, não pode ser enviado milhares de emails por hora, por que os grandes provedores bloqueiam o IP (blacklist) onde está o link com a propaganda dos produtos (ou seja, a loja). Se isso ocorrer, nós fechamos sua loja imediatamente por que não podemos prejudicar centenas de lojistas por causa de uma loja que faz spam.


Enfim espero ter esclarecido um pouco sobre esse assunto que para muitos é muito nebuloso.

Cordialmente, Hildor Schroder .'. 

Nosso horário de atendimento:Segunda à sexta: das 9h às 12h e 13:20 às 18h
Tickets abertos fora destes horários serão respondidos no próximo horário de atendimendo com prioridade.