Base de conhecimento
Loja Mestre - Suporte > Help Desk - Loja Mestre > Base de conhecimento

Faça uma pergunta:




site loja mestre

Por que não chegou o email?

Solução

Prezado Lojista,

Primeiramente vamos a um simples glossário de termos usados no texto abaixo:
  • Pasta Lixo Eletrônico - Também é conhecida como pasta de SPAM
  • Outlook - Programa utilizado no seu computador que serve para enviar e receber emails. Existem outros programas similares que realizam a mesma função como por exemplo Outlook ExpressThunderbird, IncrediMail dentre outros. Portanto, no texto abaixo, pode considerar programas similares onde estiver escrito a palavra Outlook.
  • Filtro de Lixo Eletrônico - Também é conhecido como Filtro de Spam. No processo descrito abaixo é importante que você perceba que os emails passam por 2 filtros de Spam. Primeiro a mensagem passa pelo Filtro de Spam do Webmail. Depois, a mensagem passa pelo segundo Filtro, que o Filtro de Spam do Outlook.

 

Quando uma mensagem não chega no outlook, em 99% dos casos, é porque já na chegada o Primeiro Filtro de Spam (do Webmail) jogou a mensagem direto na pasta de Lixo Eletrônico. É importante que você entenda que o sistema de webmail já classifica a mensagem quando ela chega, ou seja, ou filtra a mensagem para a Caixa de Entrada, ou já classifica e manda direto para a pasta Lixo Eletrônico

 

É importante que você entenda de onde o outlook pega os emails para baixar em seu computador
Quando você executa o Enviar e Receber no outlook do seu computador, ele só consegue baixar as mensagens que estão na Caixa de Entrada do Webmail, portanto, a mensagem classificada como Lixo Eletrônico (ou SPAM), não é baixada no outlook (porque nem entrou na Caixa de Entrada).

 


Analise o seguinte exemplo:
No total chegaram 50 mensagens no webmail. Já na chegada, 10 emails foram classificados pelo Filtro de Spam do Webmail como Lixo Eletrônico e 40 emails foram para a Caixa de Entrada. Neste caso, o outlook só conseguirá baixar 40 emails (por que são os que estam na Caixa de Entrada).

 


Como resolver este o problema?
  • 1º Acesse o webmail (ATENÇÃO: TEM QUE SER O WEBMAIL);
  • 2º Vá na pasta de Lixo Eletrônico (ou pasta Spam > ATENÇÃO: TEM QUE SER A PASTA DO WEBMAIL) e verifique se a mensagem que deveria ter chegado no outlook não está nesta pasta;
  • 3º Se a mensagem que deveria ter chegado no outlook estiver na pasta Lixo Eletrônico do Webmail, então classifique esta mensagem como Não é Spam (ou Não é Lixo Eletrônico). Assim, o Filtro de Spam do Webmail deverá classificar a mensagem como um email normal nas próximas vezes que chegar uma mensagem similar.
  • 4º Se a mensagem que deveria ter chegado no outlook NÃO estiver na pasta Lixo Eletrônico do Webmail, então olhe na pasta Lixo Eletrônico do Outlook. Se encontrar a mensagem na pasta Lixo Eletrônico do Outlook, então classifique esta mensagem como Não é Spam (ou Não é Lixo Eletrônico). Assim, o Filtro de Spam do Outlook deverá classificar a mensagem como um email normal nas próximas vezes que chegar uma mensagem similar.
  • 5º Se a mensagem que deveria ter chegado no outlook NÃO estiver na pasta Lixo Eletrônico do Webmail, ou na pasta Lixo Eletrônico do Webmail, ou na Caixa de Entrada do Webmail, ou na Caixa de Entrada do Outlook, então solicite ao remetende que envie novamente a mensagem com cópia no seu email secundário;

 

E agora você pode perguntar: E como o meu outlook joga emails na pasta Lixo Eletrônico?
Observando o exemplo acima, percebemos que o outlook só vai conseguir baixar 40 emails (por que só baixa os que estão na Caixa de Entrada do Webmail). O que ocorre, é que enquanto o outlook baixa os 40 emails, o Filtro de Spam do Outlook (que é o 2º Filtro de Spam) pode classificar por exemplo 5 emails como Spam e jogar estes na pasta de Lixo Eletrônico do Outlook. Assim, sobram 35 emails na Caixa de Entrada do outlook. Observe o sequinte: Os emails que na chegada do webmail foram jogados direto na pasta de Lixo Eletrônico, o outlook sequer teve acesso.

Portanto, quando não encontrar na Caixa de Entrada (do Outlook ou do webmail) algum email que deveria ter chegado, é importante que você procure na pasta de lixo Eletrônico do Webmail e TAMBÉM na pasta de Lixo Eletrônico do Outlook.

 

 
Este artigo foi útil? sim / não
Detalhes do artigo
ID do Artigo: 46
Categoria: Domínio e E-mails
Data de publicação: 17:21:09 11-10-2012
Visualizações: 12780
Classificação (Votos): Classificações de artigo 3.1/5.0 (31)

 
« Voltar

Nosso horário de atendimento:Segunda à sexta: das 9h às 12h e 13:20 às 18h
Tickets abertos fora destes horários serão respondidos no próximo horário de atendimendo com prioridade.